Mulher Organizada

Precisamos nos espelhar na mulher virtuosa de Provérbios 31 para edificarmos nossa família, administrarmos nosso lar, orientarmos nossas empregadas com sabedoria, sermos esteios para nossos filhos e marido.

Para facilitar nossa vida é preciso sermos organizadas. Necessitamos otimizar nosso tempo. Uma mulher organizada não perde tempo realizando atividades desnecessárias ou procurando objetos, pois cada coisa tem o seu lugar determinado. Nem sempre temos condições de ter uma empregada, por questão financeira ou até mesmo pela escassez das mesmas no mercado de trabalho. Em Hong Kong somos privilegiadas, pois é fácil termos empregadas oriundas das Filipinas, Sirilanca ou Indonésia. A mulher chinesa em Hong Kong não trabalha como empregada doméstica. Não basta termos empregada! Devemos treiná-las, capacitá-las para que as mesmas executem as tarefas da melhor forma possível. Precisamos ter noções de administração, organização e etiqueta para orientá-las. Caso contrário elas realizarão as tarefas do “jeito delas.”Como em Hong Kong temos famílias de várias nacionalidades e empregadas também, é necessário treinar nossa empregada de acordo com nossa cultura, precisamos ensinar nossa culinária, etc. Só assim elas estarão aptas a facilitar nossa vida e a vida de nossos familiares. Meu esposo tem uma frase que pra mim é muito verdadeira: cada vez que eu reclamo de algo que a empregada fez e o resultado não foi oque eu esperava, ele diz : “se ela pensasse que nem você, ela estaria no seu lugar.” É comum obervarmos o trabalho das “helpers”, o apartamento sendo limpo só aonde aparece e toda a bagunça retirada da frente e colocada dentro de gavetas. Devemos ter uma lista com as tarefas a serem executadas, diariamente, semanalmente ou mensalmente. Isso facilita nossas empregadas a terem uma rotina e não esquecerem alguma atividade. Devemos ensiná-las a preparar os pratos que gostamos, fazendo a primeira vez e elas apenas anotando e observando. Na segunda vez, nós as observamos, e somente na terceira ou quarta vez elas deverão fazer sem a nossa presença. Nunca peçam para elas fazerem uma receita nova para ser oferecida a uma visita, sem ter sido testada antes. Aitividades que deverão ser feitas diariamente:

  • Arrumar a mesa em cada refeição utilizando louças, guardanapos e talheres adequados;

  • Preparar as refeições;

  • Lavar louça e limpar o fogão sempre que sujar;

  • Arrumar a cama e limpar o banheiro;

  • Tirar o pó;

  • Retirar o lixo;

  • Manter todos os cômodos organizados.

Atividades que deverão ser feitas semanalmente:

  • Limpar armários e bancadas da cozinha, tendo em local de fácil acesso louças, copos, talheres que serão usados no dia a dia;

  • Trocar roupa de cama ( eu troco duas vezes por semana, terça e sexta ), pois minha empregada tem tempo disponível; minhas roupas de cama e toalhas estão organizadas em conjunto.

  • Trocar toalhas de banho a cada dois dias;

  • Lavar e passar cera no assoalho;

  • Limpar a geladeira;

Atividades que serão feitas mensalmente ou sempre que for necessário:

  • limpeza de armários, lustres, azulejos, prataria, vidraças;

Se você não dispõe de empregada procure organizar um cômodo de cada vez e se discipline a manter o mesmo sempre arrumado.Não deixe acumular, faça um pouco de cada vez. Destralhe sua casa, não acumule coisas que você não usa mais. Isso serve para roupas, calçados, filmes, objetos da cozinha, eletrodomésticos, computadores, impressoras, livros, etc. Se estão em um bom estado abençoe alguém, se estão estragados, jogue fora. Não tem porque manter guardado, se você já teve condições de comprar um melhor. Faça circular o bem! Aquilo que pra você é desnecessário para outra pessoa numa condição inferior a sua, pode ser de grande utilidade. “O que dá ao pobre não terá falta, mas o que dele esconde os seus olhos será acumulado de maldições.” Pv28:27 Transforme sua casa num verdadeiro lar, onde você e seus familiares têm prazer em permanecer. Cozinhe com amor! Ponha o ingrediente “amor” em cada prato que você fizer, tenho certeza que seu esposo não encontrará este tempero em nenhum restaurante. Coloque o seu toque pessoal! Cultive uma planta, enfeite seu banheiro, invista em detalhes que lhe deixam feliz. Tenha um lugar onde você goste de estar para ler um livro, conversar com Deus... Peça pra Deus lhe dar inspiração, busque a sabedoria da mulher de Provérbios 31, seja boa mãe, boa esposa, boa dona de casa. Habilidosa, exemplar, generosa, bondosa e temente a Deus! “O Anjo do Senhor acampa-se ao redor daqueles que o temem e os livra.”Sl 34:7

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo